terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A nova história americana



Terminou hoje o mandato de um dos presidentes mais impopulares da história norte-americana. Foram oito anos na presidência dos Estados Unidos e, George W. Bush, encerra seu mandato com a posse do primeiro presidente negro da história americana. Sinais de novos tempos?
..........
Por Geofrei Dias
.............
Em meio as crenças de novos tempos, Barack Obama, assume a presidência da nação mais poderosa do mundo, em meio à crises financeiras e guerras no Oriente Médio, motivo de questionamentos de diversas nações do mundo e, também lembradas por Obama.
................
O 44º presidente estadunidense encara os desafios a ele confiado e reafirma em seu discurso de posse as promessas que fizeram dele presidente americano. As frases de efeito são parecidas com as proferidas pelo presidente Lula em ocasião de sua posse na presidência do Brasil, sinais, também, da faceta mais populista do político americano.
.
Obama terá que provar para o mundo que é digno de toda confiança a ele depositada.Para isso, o presidente americano terá pela frente muitos desafios como a maior crise financeira americana, desde a grande depressão de 1929. Os Estados Unidos passam por uma grande desaceleração e recessão econômica, afetando trabalhadores, bancos e empresas.
.
A Al Qaeda não foi derrotada e o principal terrorista dessa organização, Osama Bin Laden, ainda é uma ameaça aos EUA. Não menos importante que o terrorismo, a guerra do Iraque também consome vidas e riquezas do tesouro americano obrigando Obama por fim a este conflito.
.
Foram 153 milhões de eleitores que compareceram as urnas para eleição americana, fazendo desta a maior eleição desde 1908, quando haviam restrições ao direito de voto.
.
O chamariz de Obama, foram suas promessas de mudança em tempos que Bush enfrentava as piores taxas de aprovação de um presidente americano. Resta ao, já herói americano, provar que é realmente capaz de cumprir as promessas de campanha. Saúde, impostos, energia, educação são alguns dos desafios e das promessas de campanha a serem resolvidos nos primeiros anos de governo.
.
O mundo celebra novos tempos. A promessa foi lançada. Só nos resta esperar.

Nenhum comentário: